segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O que não me disseram sobre a maternidade




Lendo esse título dá até vontade de rir. Como assim o que não me disseram sobre maternidade? Aff... absolutamente tudo!! Só sabia o óbvio: fraldas, banho, choro, cesárea e parto normal. E olha, sempre fui curiosa, sou bióloga, e já participei bastante da vida de muitos priminhos. Achava que tinha alguma experiência. Até tinha, mas foi muito pouco pra explosão que acontece depois que o neném nasce.

Chega de drama. Vamos aos fatos. Não sabia que a semana logo após o nascimento não é nada boa (nada disso envolve o bebê, ele é muito fofo e sempre foi bonzinho, só mamava e dormia e a cada dia eu amava mais ele). Fiquei super inchada, com uma pata de elefante (logo eu, que tenho canelinhas... hehehe), nem conseguia abaixar pra lavar as pernas (ou seja, tive que ter ajuda no banho!!!), os pontos incomodam, o peito fica imenso e dolorido. Sem contar que você não pode fazer nada, e fica um monte de gente te vigiando (ao invés de fazer por mim antes de eu ter que ir lá resolver!). E assim os dias vão passando, e você quase não sai de casa, porque o bebe tem fome e a qualquer momento pode abrir o berreiro e você é a única pessoa que pode resolver. Até tentei umas duas saídas sem o baby, mas a hora ia passando, meu coração apertando, e já não conseguia mais me concentrar no que tinha ido fazer na rua. E por aí vai, você dorme mal (foi por isso que muitas mães me orientaram a dormir bastante na gravidez... mas olha, não adianta de nada, o cansaço vem do mesmo jeito!), de dia tem a casa pra cuidar, as visitas para dar atenção, tem que resolver o menu do almoço, lanches, jantas etc... tem o baby, que na maioria das vezes quem resolve a vida dele é a mãe, e ninguém mais. Teve dia que eu não agüentei e chorei (mas foi um só... ta bom, dois!), é muita pressão, é muita novidade, é muita responsabilidade e tudo de uma vez só, sobre uma pessoa só (porque o papai ajuda, mas isso não diminui o peso da responsabilidade sobre a mamãe de primeira viagem. Acho que me cobrei demais!). E tem outra, além disso, tudo tem os hormônios!!! Ah, benditos hormônios que comandam a sua vida! Quando você fica grávida tudo muda por causa dele, aí quando você ta acostumando com a vida, ao longo dos nove meses, o baby nasce e lá vem outra alteração hormonal. Aff... haja disposição e senso de humor pra encarar essa enxurrada!

Mas tem muitos dias felizes, que só de olhar pra carinha linda dele você já fica satisfeita, tem o primeiro sorriso, quando ele dorme e você fica com ele mais um pouquinho só pra sentir o cheirinho e a macieza dele, quando vem as primeiras tentativas de comunicação, as gargalhadas, a carinha de felicidade dele quando te vê... e os perrengues é tudo questão de adaptação à nova vida, com o tempo tudo melhora.

A conclusão é, ninguém sabe nada sobre maternidade quando entra nessa história pela primeira vez, não tem jeito. É a ralação do dia a dia que vai te ensinar.


Um comentário:

Chris disse...

Maressa, me identifico pra caramba com muita coisa que voce escreve... eh tudo bem verdade com relação a maternidade...acho que eh um assunto inesgotavel. Quando vc engravida pela segunda vez vc pensa: vou tirar de letra...ja sou mae!!! Mas ai vc ve q td eh mto diferente, desde a gravidez, a recuperacao do parto, a rotina do bebe...eh como se vc fosse 2 maes em uma....hahaha mas eh uma delicia!!! Amooooo ser mae!!!
Parabens pelo seu blog que esta lindo e uma delicia de ler!!!
Saudades
Beijos
Chris